sexta-feira, 13 de junho de 2014


Mais que um bom futebol, Japão precisa de resultados

Meia Kagawa é um dos destaques dos japoneses. Foto: AFP
Meia Kagawa é um dos destaques dos japoneses. Foto: AFP
Que o Japão vem em franca evolução no seu futebol não se discute. Os resultados nas últimas Copas mostram isso. De eliminados logo na primeira fase, os japoneses já conseguem classificações para as oitavas de finais. No entanto, ainda falta algo para os Samurais Azuis sonharem com o título mundial. Mais do que um bom futebol, os nipônicos necessitam de resultados mais expressivos.
Prova disso foi a Copa das Confederações do ano passado, quando o Japão até fez bons jogos, mas perdeu para Brasil, México e Itália. Contra os italianos, por exemplo, os japoneses até fizeram uma grande partidas, porém, suncumbiram por 4×3 na Arena Pernambuco.
O calo dos japoneses ainda é a defesa, que sofre muitos gols. Essa é a missão do técnico Alberto Zaccheroni: melhorar a defesa ainda não amadurecida completamente. O lado bom é que o ataque funciona bem com a liderança de Kagawa e Honda.

Drogba e a possível última missão pela Costa do Marfim

Jogador tem 36 anos. Foto: AFP
Jogador tem 36 anos. Foto: AFP
O atacante Didier Drogba é definitivamente o jogador mais importante da Costa do Marfim. Não só pela qualidade técnica que possui, mas pelo simbolismo que tem dentro do próprio país, onde já chegou até a interromper uma guerra civil que durava cinco anos. Nesta Copa do Mundo, o jogador tem talvez sua última ‘missão’ a cumprir pelos Elefantes: a de liderar a geração de ouro da nação dele além da fase de grupos do Mundial. Se fizer isso, certamente alcançará um status que dificilmente será superado por qualquer outro atleta da Costa do Marfim nos próximos anos.
Drogba chega a sua terceira Copa. Hoje não é mais apontado como um dos grandes jogadores do torneio, muito por causa da idade, 36 anos. Antes, quase sempre era dado como uma das estrelas da competição. Didier, no entanto, deu azar no passado com grupos considerados complicados para a Costa do Marfim. Por conta disso, nunca conseguiu brilhar muito no maior evento de futebol do planeta. Em 2006, na Alemanha, esbarrou em uma chave com Argentina e Holanda, enquanto que em 2010, na África do Sul, encarou Brasil e Portugal.
Em 2014, no Brasil, a situação é um pouco mais fácil. Em um grupo com Colômbia, Japão e Grécia, a Costa do Marfim tem pelo menos o mesmo nível dos adversários, o que já é suficiente para pensar em avançar pela primeira vez para a fase das oitavas. Essa é a missão de Drogba, proporcionar ao seu país um gosto de Copa de Mundo que vai além dos três jogos iniciais. O corpo pode não ser o mesmo de oito ou quatro anos atrás, mas a vontade parece ser a mesma ainda.

CBF teme efeito negativo da repercussão da arbitragem

*Da Agência Estado
Imagem de José Maria Marin, presidente da CBF. Foto: AFP
Imagem de José Maria Marin, presidente da CBF. Foto: AFP
A repercussão da arbitragem do japonês Yuichi Nishimura na partida de abertura da Copa do Mundo preocupa a CBF para a sequência da participação da seleção brasileira na competição. Assim, a entidade promete se manifestar publicamente contra a tese de que a equipe foi favorecida na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, na última quinta-feira, no Itaquerão, em São Paulo.
Quando a partida estava empatada em 1 a 1, Nishimura marcou pênalti em Fred, numa jogada em que o japonês entendeu que falta foi cometida por Lovren. Neymar, então, converteu a cobrança, desempatou o placar e encaminhou a vitória da seleção, que acabou sendo sacramentada com o gol marcado por Oscar.
A CBF se ampara na visão da Comissão de Arbitragem da Fifa, de que Nishimura não errou no lance. Assim, se opõe ao que foi apontado por quase todos que acompanharam, incluindo a imprensa mundial e outros participantes da Copa, que avaliaram como errada a marcação da arbitragem.
Para a CBF, a repercussão do lance, classificada como exagerada, especialmente na declaração de membros da seleção da Croácia, que classificou o lance como “ridículo” e comparou a situação a um “circo”, pode atrapalhar o Brasil na sequência da Copa. A avaliação é de que os árbitros podem entrar em campos pressionados, o que os levaria a prejudicar a seleção.
A entidade lembra até dados estatísticos para destacar que o Brasil dominou o duelo com a Croácia, independentemente das decisões da arbitragem. Assim, a CBF tenta blindar a seleção e evitar erros contra a equipe para a sequência da Copa.

Diretoria do Náutico nega contato do Sport por Elicarlos

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
*Com informações de Henrique Queiroz do JC Online
A procura de reforços para a sequência da Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa Sulamericana, o Sport voltou a sondar o volante Elicarlos do Náutico. Como o atleta alvirrubro é um dos mais importantes do atual elenco, a diretoria tratou logo de negar qualquer contato do rival para tentar o acerto com o jogador.
O Vice-presidente de futebol do Timbu, Paulo Henrique Guerra, garantiu a permanência de Elicarlos nos Aflitos. “Não sei se ocorreu alguma sondagem do Sport sobre Elicarlos. Mas, a gente desconsidera qualquer negociação. Elicarlos é um jogador importante para o nosso grupo. O que estamos querendo é reforçar, pois o nosso objetivo é o retorno à Série A”, disse.
Em 2013, durante a disputa da Série B, o técnico do Sport na época, Geninho, chegou a pedir a diretoria  para que Elicarlos fosse contratado. Mas o ex-presidente Paulo Wanderley não liberou o jogador.
A nova diretoria de futebol alvirrubra, que conta ainda com Francisco Avelar, José Barbosa, Zeca Cavalcanti e Lau Júnior, teve uma reunião e ficou definido que é preciso contratar com qualidade. Segundo, Paulo Henrique é necessário ter cautela na escolha dos nomes. O Náutico ainda pretende trazer um meia, um atacante, um lateral-direito e um zagueiro.
“Nós tivemos um encontro, discutimos todo o planejamento e o orçamento. Nós queremos contratar jogador com qualidade, que venha para jogar. Não queremos quantidade. Por isso, esperamos anunciar alguns dos nomes só na próxima semana”, garantiu Paulo Henrique Guerra.
Os jogadores do Náutico voltam aos treinamentos na próxima segunda-feira (16/6), nos Aflitos.

Santa Cruz acerta com volante Bileu do Sport

*Com informações de Henrique Queiroz do JC Online
Enquanto a Copa do Mundo rola pelo Brasil afora o Santa Cruz segue forte atrás de reforços para qualificar a equipe na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. Depois de Kenon, apresentado nesta última quinta-feira, o volante Bileu, ex-Sport e ABC foi confirmado como mais novo reforço do Tricolor para a temporada.
A informação foi confirmada pelo diretor executivo de futebol Sandro Barbosa. O Sport não tinha a intenção de continuar com Bileu, ainda mais depois da chegada de Zé Mario, ex-Náutico, e estudava negociar o atleta com outra equipe.
“Bileu é um bom jogador e vai nos ajudar muito. Tive uma conversa com Arnaldo (Arnaldo Barros, vice-presidente de futebol do Sport) e não teve maiores dificuldades. O próprio Sport estava pretendendo liberar o jogador”, explicou Sandro.
Dispensas
Enquanto alguns chegam no Arruda pela porta de entrada, outros devem passar pela porta de saída e se desligarem do clube. A lista de dispensa no Tricolor é algo que todos sabem que existe, só não sabem quais os nomes que estão nela. O primeiro nome foi Raul, e agora são esperados os outros nomes.
Mas Sandro Barbosa preferiu não falar nos possíveis dispensados. “Não podemos divulgar nomes sem antes acertar financeiramente com os atletas. Foi dessa forma que agimos com Raul”, contou.
Em todo caso, especula-se que na lista estão o lateral Oziel, o volante Luciano Sorriso, o goleiro Diego Lima e o zagueiro Vágner.
CURRÍCULO DE BILEU
Nome: Josileudo Rodrigues de Araújo.
Data de nascimento: 28/03/1989.
Naturalidade: Aurora (CE).
Altura: 1,77 m.
Posição: volante.
Clubes: Fortaleza, Atlético-PR, Sousa-PB, Villa Rio-RJ, ABC e Sport.

Humor: acho que vi um garfinho

charge

A charge é de Miguel, do Jornal do Commercio.

O bico do “futsal” de Oscar

O terceiro gol da Seleção foi curioso. De bico.Já vimos alguns deles, inclusive em mundiais. Ao explicar, o meia Oscar falou que estava acostumado com esse tipo de lance e que vem da época em que ele jogava futsal.Característica que permaneceu. E sabia que são muitos os benefícios do futsal ao futebol? Já escrevemos sobre isso. Vamos relembrar?
Das quadras para os gramados – o berço da paixão nacional (Por Diego Pérez)
Os benefícios e frutos do futsal ao futebol são enormes. Por isso, precisam ser planejados e não apenas se tornarem simples obras do acaso.
Ao ver o Barcelona jogar, todos logo se impressionam com as qualidades do time: posse de bola, troca de passes rápidos, passes curtos, constante movimentação, deslocamentos com velocidade, dribles cheios de habilidade e vários golaços!
Quem prestar um pouco mais de atenção vai perceber que essas características lembram e muito um outro esporte: o futsal.
Simples acaso? Mera coincidência? Nem pensar. A influencia do Futsal em grandes jogadores e equipes do mundo é bem grande.
Basta chegar em um treino para notarmos os treinadores reduzindo as dimensões do campo para realizar um trabalho técnico/tático com os atletas. Campo reduzido? Isso tem um pouco de futsal. Nesses treinos, a intenção é aprimorar o raciocínio rápido e a tomada de decisão.
Opa, isso também tem um pouco de futsal! Sem contar o objetivo de melhorar a posse de bola, o deslocamento rápido e até a visão de jogo. Olha aí, isso também tem e muito de futsal!
Alguns clubes vão além desses tipos de treinos e tem buscado cada vez mais associar essa “modalidade” ao futebol profissional. No “La Masia”, centro de formação dos jogadores do Barcelona, há quadras de futsal.
No Manchester City, além dos campos de futebol, também há quadras de futsal. No Rio de Janeiro e São Paulo, alguns clubes já tentam tirar o esporte do departamento de futebol amador e transferir para o departamento de futebol profissional.
A proximidade é essencial. Os benefícios e frutos do futsal ao futebol são enormes. Por isso precisam ser planejados e não apenas se tornarem simples obras do acaso. O passado diz isso. Que tal relembrar a origem de alguns dos grandes craques do Brasil?
Primeiro, os mais recentes. Neymar. De onde veio? Futsal. Robinho. De onde veio? Futsal. E o Ronaldo? A mesma resposta. Ah, mas e o Ronaldinho Gaúcho? Também do Futsal. Se formos um pouco ao passado, outra lembrança – Zico também veio das quadras. Quanto talento!
Esses encontraram o sucesso. Quantos outros não estão perdidos no meio do caminho? Aproveitar a habilidade adquirida com a técnica nas quadras é fundamental para o crescimento dos clubes também no futebol. As características do futsal ajudam e muito aos atletas dos gramados, principalmente para aqueles que jogam no meio campo e ataque.
E sabe porque a maioria dos atletas dos gramados vem do futsal? Tudo vem lá de trás! Normalmente, a introdução de uma criança ao esporte é feita através dessa modalidade. A diminuição de áreas de lazer leva a uma prática em locais mais fechados, clubes, colégios e até mesmo nas próprias residências (casas e apartamentos).
Tudo bem, nessa fase é apenas brincadeira, mas a movimentação e o espaço já revelam certos traços do Futsal. E com a sequencia dessa atividade as crianças podem ir aos poucos se encaminhando de verdade a prática mais correta do esporte.
E aí, a cada categoria deve se observar atentamente quem pode fazer a transição para o futebol e de que maneira essa transição deve ser feita. Sempre com paciência, observando respeitando a característica do atleta.
A influência e as contribuições para o futebol são enormes. Por isso cada vez mais deve-se ficar atento ao futsal. Berço de ouro para a grande paixão nacional. Nossa torcida agradece!
OSCAR MEIA

Boa, Oscar!

OSCAR MEIA
Na semana passada comentamos o aborrecimento de Felipão com a pressão de parte da imprensa pela entrada do meia William no lugar de Oscar.
Felipão manteve o mesmo critério que já adotou com outros atletas (Fred, Julio Cesar). Não valorizando apenas a atual fase, mas também o que já demonstraram num passado recente pela Seleção.
E logo na estreia, o mais “pressionado” e “questionado” roubou a cena.
Participou das jogadas dos gols. E fez o dele.
Mais que isso. Mostrou mais atitude, disposição, técnica e habilidade .Mais que isso.
Foi o atleta que mais finalizou certo em gol, junto a Neymar.
Foi o atleta que mais fez cruzamentos certos.
Foi o atleta que mais driblou certo.
E ainda foi o que mais desarmou no jogo, de acordo com dados do Footstats.
Números que comprovam uma grande partida.
Justamente quando estava sendo mais questionado.
Boa, Oscar!

Brasil foi surpreendido pela Croácia, mas soube reagir

Neymar comandou vitória do Brasil. Foto: AFP
Neymar comandou vitória do Brasil. Foto: AFP
Se o torcedor esperava uma partida fácil contra a Croácia, no primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo deste ano, ficou surpreso com tamanha dificuldade para o Brasil vencer os europeus por 3×1, nesta quinta-feira, no Itaquerão, em São Paulo. Os croatas não se intimidaram com o fato de jogarem contra o país-sede e valorizaram muito a vitória brasileira.
Além da boa atuação do adversário, a dificuldade para bater a Croácia também ocorreu por conta da falta de uma maior ‘pegada’ do time do técnico Felipão. Ao contrário da Copa das Confederações, a Seleção deixou espaços para os croatas, principalmente pelos lados do campo. O time brasileiro também fez poucas faltas, apenas cinco ao todo, um número muito baixo para os padrões desse time.
Ainda assim, vale o elogio para o poder de reação da equipe. Depois de sair perdendo em casa logo na abertura da Copa, algum jogador poderia sentir a pressão e se esconder no gramado. Não foi isso o que ocorreu. O Brasil mostrou força e buscou o placar, que acabou sendo justo por conta das chances criadas. Destaque para os dois gols de Neymar, óbvio, e para a atuação do meia Oscar, que brigou por cada bola e foi um dos melhores em campo.
O ponto negativo no aspecto individual foi a pouca participção de Fred no jogo. É certo que a bola não chegou em muitos momentos, mas faltou maior movimentação do jogador, que é a grande esperança de gols do Brasil. Hulk foi outro que não foi tão bem apesar da briga dentro das quatro linhas.
A Croácia, contudo, já é passado. Agora o pensamento é o México, no dia 17 de junho, na Arena Castelão , em Fortaleza. Vale observar se a Seleção Brasileira vai evoluir e voltar a ter maior pegada, pois isso é fundamental no caminho do hexa.

Fàbregas deixa o Barcelona e é anunciado pelo Chelsea

*Da Agência Estado
Depois de uma negociação que vinha se estendendo desde o fim da última temporada europeia, o Chelsea finalmente confirmou a contratação do meia Cesc Fàbregas nesta quinta-feira. O jogador de 27 anos deixou o Barcelona após três temporadas e assinou contrato com o clube inglês por cinco anos. Os detalhes financeiros não foram revelados, mas os catalães teriam recebido 33 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões).
O acerto entre Fàbregas e Chelsea já era dado como certo pela imprensa europeia. O técnico do time inglês, José Mourinho, nunca escondeu o interesse. Companheiro do jogador na Espanha e no Barcelona, Gerard Piqué chegou a ser flagrado por câmeras de tevê contando ao técnico da seleção, Vicente Del Bosque, que o meia já havia selado seu novo destino.
“Primeiramente, eu gostaria de agradecer a todos no Barcelona, onde me diverti por três anos maravilhosos. Era meu clube de infância e eu sempre serei orgulhoso e honrado por ter jogado por um time tão grande”, disse em entrevista ao site do Chelsea. “Mas eu sinto que tenho negócios inacabados no Campeonato Inglês e agora é a hora certa para voltar”, completou.
Fàbregas foi formado nas divisões de base do Barcelona, mas, antes mesmo de estrear pelos profissionais, foi contratado pelo Arsenal. Após oito temporadas de destaque na Inglaterra, o meia teve seu desejo de voltar ao time catalão atendido em 2011. Mas, diante do elenco repleto de estrelas, teve dificuldade para garantir a titularidade nos últimos anos.
No Chelsea, ele deve ocupar a vaga deixada pelo ídolo Frank Lampard, que anunciou sua saída do clube, mas também não deve ter vida fácil com a concorrência. O técnico José Mourinho dispõe de diversos nomes para armar o meio de campo da equipe, como Matic, Mikel, Ramires, Oscar, Willian, Hazard e Schürrle. Mesmo assim, Fàbregas avaliou o time inglês como “a melhor escolha”.
“Eu considerei as outras ofertas com muito cuidado e acredito de verdade que o Chelsea é a melhor escolha. Eles combinam minhas ambições futebolísticas com a fome e o desejo deles de conquistar troféus. Eles têm um elenco de jogadores incrível e um técnico fantástico. Estou completamente comprometido com o time e mal posso esperar para começar a jogar”, afirmou.
O jogador está com a seleção espanhola no Brasil para a Copa do Mundo, mas já posou com a camisa do Chelsea em seu quarto de hotel. No time inglês, ele vestirá a camisa 4, que pertencia na temporada passada a David Luiz, zagueiro brasileiro negociado com o Paris Saint-Germain.

Jornais pelo mundo destacam o início da Copa 2014 no Brasil

chielgraficochegouahora
“Chegou a hora”. Palavras do técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, durante a entrevista coletiva desta quarta-feira e copiadas pelo períodico chileno El Gráfico. Mas, agora é oficial. A Copa do Mundo vai começar e a bola vai rolar nas 12 arenas selecionadas para sediarem os jogos. O mundo inteiro já respira o clima agradável de uma Copa do Mundo e os jornais de vários países que irão disputar a competição, estamparam em suas capas a abertura do Mundial na Arena Itaquera, nesta quinta-feira (12),às 17h, no jogo entre Brasil x Croácia.
espasespanhacontraomundo
Dois dos principais jornais da atual campeã, a Espanha, colocaram em suas capas que a Fúria jogará contra todos os adversários, já que entra para defender o título mundial. O AS disse o seguinte frase: ‘España contra el mundo’ – Espanha contra o mundo.
espmarcatodoscontraespanha
Enquanto o periódico Marca destacou: ‘Todos contra España’ – Todos contra  Espanha.
Já o argentino Ole, apareceu com a foto de Messi, principal jogador da seleção de Alejandro Sabella e disse: ‘A brillar mi amor’ – A brilhar meu amor. Ele é a principal esperança de gols de uma equipe bastante frágil na defesa.
argoleabrilhar
O italiano Corriere dello Sport estampou o brasileiro Neymar na capa e com a seguinte frase: ‘Il Mondiale più Mondiale – O Mundial mais Mundial.
itacorrieredellosportomundialmaismundial
Apesar da festa esperada no Brasil, nem todos os países estão confiantes nessa real alegria que está para acontecer. Há quem ainda se preocupe com as manifestações contrárias ao Mundial, devido aos gastoso exorbitantes nas Arenas que irão abrigar os jogos. O inglês The Guardian disse o seguinte: ‘Ready or not, it’s Brazil’s time to show the world’ – Pronto ou não, é hora do Brasil se mostrar ao mundo.
gbrguardianprontoounaoeahoradobrasilsemostraraomundo
Outro jornal importante da Inglaterra fez duras críticas ao gramado da Arena Amazônia, palco da estreia do English Team contra a Itália.
gbrdailymirrorcriticaaogramado
“Olhe o estado do gramado”, criticam os britânicos.
Apesar de não estar entre as favoritas ao título, a seleção francesa é destaque nos jornais do país. O La Dépêche exigiu que ‘comece o samba’, uma referência ao início do Mundial no Brasil citando um dos ritmos mais populares do país.
fraladepechequecomeceosamba

Atacante Kenon chega ao Santa Cruz e assina contrato até o final da Série B

O atacante Keno chegou nesta quinta-feira pela manhã ao Santa Cruz, onde realizou exames médicos e assinou também contrato até o final da Série B. Após os exames, o jogador de 24 anos deixou o departamento médico coral bastante animado por nunca ter feito cirurgias por causa de lesões. “O atleta veio fazer exames e está liberado para jogar. Nunca foi operado e isso é muito importante”, afirmou o médico Wilton Bezerra.
Seu último clube foi o Paraná, onde disputou 44 partidas e marcou 12 gols. No entanto, a sua saída do Tricolor paranaense foi conturbada. Kenon não suportou os três meses de salários atrasados e acionou o clube na Justiça para conseguir o seu desligamento. Ele estava insatisfeito com o Paraná e acabou se desligando”, disse o gerente de futebol do Santa, Sandro Barbosa.
Quem também esteve no clube nesta quinta foi o volante Luciano Sorriso, que se recupera de lesão e está em má fase na temporada. Depois que a diretoria do clube confirmou uma lista com jogadores que serão dispensados, o nome de Sorriso começou a ganhar força fora do Arruda.
Mas, segundo o assessor do clube, Jamil Gomes, Sorriso foi ao Arruda apenas para receber parte de seu salário e não para rescindir o seu contrato. Quem já se desligou do clube foi o meia Raul, outro que estava em baixa na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário