domingo, 28 de abril de 2013

Tite pede pés no chão ao Timão após goleada sobre a Ponte Preta

 

Guedes dá puxão de orelha, mas fica feliz com desempenho do Sport

Técnico destaca que time se acomodou em campo, mas depois ressalta poder de recuperação e garante que está satisfeito com equipe

Por Elton de Castro Recife
25 comentários
Com o Sport classificado para a final do Campeonato Pernambucano, o técnico Sérgio Guedes gostou da equipe na vitória por 4 a 2 sobre o Ypiranga na tarde deste sábado. Feliz pela movimentação do sistema ofensivo, o treinador aprovou as atuações de Marcos Aurélio e Felipe Menezes, mas questionou o excesso de confiança dos atletas rubro-negros após o segundo gol no jogo.
- Começamos avassaladores, mas depois nos acomodamos por achar que estava tranquilo. Com isso, criamos algumas dificuldades desnecessárias. Mas conseguimos recuperar a partida, fomos melhores durante a maioria do jogo e fiquei satisfeito. Porém eu já esperava por essa resposta.
Na avaliação do treinador, a maior virtude da equipe rubro-negra foi não ter deixado a partida de lado após conseguir o terceiro gol.
- Chegamos a uma vantagem, que já era boa, e mantivemos o comprometimento e a determinação. É isso que eu espero de uma equipe e isso que peço para que me mostrem em campo. É dessa forma que conseguiremos ir forte para uma final, que agora entrefaremos.
Ainda de acordo com o treinador, o quarteto do ataque formado por Marcos Aurélio, Felipe Menezes, Felipe Azevedo e Lucas Lima mostrou que o Sport tem a possibilidade de atuar mais ofensivo.

- A gente vem fazendo experiências há muito tempo. Os treinamentos nos dão a possibilidade de mudar. Fico feliz porque ganho mais uma possibilidade de equipe e isso nos deixa mais forte para enfrentar um ano difícil.
Sérgio Guedes - Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Sérgio Guedes viu Sport vencer e está na final do Estadual (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)


Meia Felipe Menezes satisfeito com nova função no ataque do Sport

Apesar da boa atuação contra o Ypiranga, jogador evita falar sobre possibilidade de permanecer na equipe titular na decisão do campeonato

Por Elton de Castro Recife
17 comentários
Sport x Ypiranga Felipe Menezes (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Felipe Menezes marcou um gol contra o Ypiranga
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Improvisando como centroavante na vitória do Sport sobre o Ypiranga, no último domingo, o meio-campo Felipe Menezes aprovou a sua atuação, que rendeu elogios de Felipe Azevedo. Contente por ter aproveitado a oportunidade dada pelo técnico Sérgio Guedes, o jogador disse que gostou da nova função.
- Acho que fui bem. Consegui me movimentar e creio que fiz um bom jogo. Senti-me à vontade durante a partida e não tive dificuldade para fazer o que me foi passado.
Mesmo mostrando confiança, o jogador preferiu não comentar sobre a possibilidade de continuar na equipe titular.
- Como disse, acho que agradei. No entanto, isso não quer dizer que eu vá continuar na equipe. Estou aqui para ajudar o clube e fazer com que o Sport chegue ao título.
Na avaliação do jogador, o Sport mostrou, contra o Ypiranga, que chegará forte na decisão do Campeonato Pernambucano.
- Vamos chegar forte nessa final. Acho que crescemos na hora certa e estamos evoluindo. No entanto, temos que manter a cabeça no lugar e continuar trabalhando

 

Raul acredita que correspondeu bem no meio-campo do Santa Cruz

Meia coral destaca atuação no clássico contra o Náutico que valeu ao Tricolor uma vaga na final do Pernambucano

Por Lula Moraes Recife
Comente agora
Ao contrário da primeira partida da semifinal, o meia Raul ficou satisfeito com a própria atuação no jogo de volta, que sacramentou a classificação do Santa Cruz para a final do Pernambucano. O Tricolor foi derrotado pelo Náutico por 2 a 1, mas está na decisão contra o Sport. O articulador coral, que vinha de uma exibição apagada na vitória por 1 a 0 no Arruda no primeiro embate, acha que foi a referência do meio-campo tricolor nos Aflitos.
- Fiquei feliz pela minha atuação, acho que desta vez fui tudo aquilo que esperam de mim. Consegui dar passes e lançamentos importantes, apesar do campo molhado, e no segundo tempo quando colocamos a bola no chão, fui mais eficiente. Sei da minha importância para o meu time, no setor de criação, e correspondi.
Após a classificação em cima do Náutico, o Santa Cruz muda a página e foca a segunda fase da Copa do Brasil, quando na quarta-feira, às 22h, no Arruda, o Santa Cruz enfrenta o Internacional. Raul quer continuar sendo "o cara" da criação contra os colorados.
- Tenho que assumir a minha condição de municiador e articulador contra o Internacional. Sei que o Inter é um grande adversário, que dificultará bastante, mas estaremos preparados contra eles. Estamos classificados para a final do Pernambucano, mas não pensamos no Sport, o foco agora é o Colorado.
Náutico x Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Com constantes embates no meio-campo, o clássico teve dois 'vitoriosos': o Náutico ganhou o jogo, mas foi o Santa Cruz que passou à final do Pernambucano (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Técnico elogia postura dos jogadores ao longo da partida, mas aponta erros e dá recado para o mata-mata: 'É preciso ser mentalmente forte'

 

Confira os ensaios das cinco finalistas
Vote e participe da escolha da Musa 2013
  • Claris Massena

    Náutico
  • Mayara Chalaça

    Náutico
  • Gabriela Maia

    Santa Cruz
  • Nathalia de Oliveira

    Santa Cruz
  • Danielly Sobreira

Por Rodrigo Faber Campinas, SP
12 comentários
O Corinthians teve sua segunda maior goleada da temporada neste domingo, ao vencer a Ponte Preta por 4 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (a maior foi um 5 a 0 diante do Oeste, na quinta rodada), e avançar à semifinal do Campeonato Paulista. Cauteloso em relação ao resultado atípico, o técnico Tite pediu pés no chão aos seus jogadores, para evitar que falte humildade na fase decisiva do estadual e também da Taça Libertadores da América.
Na próxima quarta-feira, o Timão enfrenta o Boca Juniors, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da competição continental. O treinador destacou a superioridade da Ponte Preta nos primeiros minutos do jogo deste domingo para esclarecer ao seu elenco que a atuação não foi perfeita, apesar da vantagem elástica no placar, e que ainda existem erros a serem corrigidos.
– É fácil dizer agora que o Corinthians ganhou de quatro, que é favorito... Na quarta, dizer que o Boca não está fazendo grande campeonato, e que por isso vamos ganhar. Temos de entender porque passamos. Soubemos tirar vantagem do jogo e construímos esse placar, mas passamos 15 minutos para superar – analisou, em entrevista coletiva após a partida.
Pressionado na reta inicial do jogo, o Corinthians ficou acuado em seu campo de defesa. Viu a Ponte Preta ter três chances de gol para, somente depois, corrigir os vacilos e abrir o placar com Romarinho, em rebote de chute de Paolo Guerrero. O clima quente entre os jogadores deu o tom da partida nos 45 minutos iniciais, especialmente com Emerson Sheik, que alegou falta de respeito do meia adversário, e ex-companheiro de Timão, Chiquinho.
Assim como já havia dito em sua última entrevista antes da partida em Campinas, Tite destacou a capacidade do Corinthians de se moldar às diversas situações impostas pelo jogo. Mesmo eleito pelo terceiro ano consecutivo como time mais disciplinado do Campeonato Paulistão, o Timão não fugiu à postura mais “pegada” na Ponte Preta e respondeu à altura. Na opinião do treinador, uma questão de equilíbrio.
– É preciso ser mentalmente forte. Jogos decisivos são assim. Se você errou, preste atenção na próxima. Não há tempo para lastimar. Se tomar um gol, tem de correr atrás. Se fizer um gol, precisa manter a naturalidade – completou.
O próximo compromisso corintiano será na Argentina. Nesta segunda-feira, a delegação embarca para Buenos Aires, onde o Timão enfrenta o Boca Juniors, no estádio de La Bombonera, na próxima quarta-feira. Será o jogo de ida pelas oitavas de final do torneio: a volta, no Pacaembu, está agendada para o dia 15.
Tite Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, no jogo do Corinthians diante da Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com

Atuações do São Paulo: Ceni faz 'milagre' e evita zebra no Morumbi

Boas defesas do capitão tricolor seguram a vitória por 1 a 0 contra o Penapolense. Ganso e Osvaldo também vão bem neste domingo

Por Felipe Zito São Paulo
19 comentários
ROGÉRIO CENI - goleiro
Atuação segura e importante. Foi bastante exigido, principalmente no segundo tempo, e conseguiu salvar o São Paulo com boas intervenções. Fez 'milagre' aos 43 minutos do segundo tempo com uma linda defesa. Nota: 8,0
PAULO MIRANDA - lateral-direito
Foi opção constante na ala direita do ataque tricolor. Na defesa, porém, deixou alguns espaços para Rodrigo Biro avançar. Nota: 6,0
LÚCIO - zagueiro
Não esteve nos seus melhores dias. Atrapalhado em alguns lances, errou passes na defesa, saiu muito para o ataque e levou a pior em quase todas jogadas individuais. Nota: 5,0
RAFAEL TOLOI - zagueiro
Teve trabalho para conter a pressão do Penapolense no segundo tempo, mas se saiu bem. Parou o jogo com faltas quando saiu do seu setor. Nota: 6,0
THIAGO CARLETO - lateral-esquerdo
Poderia ter apoiado mais pela esquerda. Não viveu dia muito inspirado nas bolas paradas. Nota: 5,5
WELLINGTON - volante
Tímido no apoio e burocrático na marcação, foi substituído no início do segundo tempo para a entrada de Douglas. Nota: 5,0
DENILSON - volante
Seguro na defesa, apareceu bastante no ataque e levou perigo nos chutes de longa distância. Nota: 6,5
PAULO HENRIQUE GANSO - meia
Preciso nos passes, assumiu papel de articulador da equipe. Também ajudou a marcação. Nota: 7,5
JADSON - meia
Formou boa dupla ao lado de Ganso, mas não teve o mesmo brilho dos últimos jogos. Nota: 6,0
OSVALDO - atacante
Correu bastante, procurou o jogo e levou perigo ao gol adversário. Foi o são-paulino que mais tentou furar a retranca do Penapolense. Nota: 7,5
LUIS FABIANO - atacante
Atuação bastante discreta no primeiro tempo, se resumiu a fazer papel de pivô quando foi acionado. "Acordou" depois do intervalo e acertou o travessão duas vezes. Nota: 6,5
DOUGLAS - meia
Entrou para dar mais volume ao Tricolor pelo meio-campo. Tentou algumas jogadas de velocidade. Nota: 6,0
RODRIGO CAIO - lateral-direito
Pouco jogou. Sem nota.
JOÃO SCHMIDT - meia
Entrou no fim. Sem nota.
luis fabiano Rogério ceni camisa São Paulo (Foto: VIPCOMM)Rogério Ceni foi o grande nome do São Paulo contra o Penapolense, neste domingo (Foto: VIPCOMM)
28/04/2013 18h14 - Atualizado em 28/04/2013 18h55

Feliz no clube, Pato agradece apoio do time e diz aceitar escolhas de Tite

Atacante entrou no segundo tempo da partida contra a Ponte Preta e fechou a vitória do Corinthians com um lindo gol no Moisés Lucarelli

Por Rodrigo Faber Campinas, SP
45 comentários
Alexandre Pato saiu do banco de reservas aos 27 minutos do segundo tempo quando a classificação corintiana estava praticamente definida. Mas a vantagem do Corinthians no marcador – o jogo já estava 3 a 0 – fez com que o atacante entrasse em campo contra a Ponte Preta desmotivado. Muito pelo contrário.
Procurando seu espaço entre os titulares, Pato mostrou disposição e transformou o triunfo do Timão em goleada em grande estilo. Aos 43, ele fez fila na defesa da Macaca, passou pelo goleiro e completou para o fundo do gol.
– Venho trabalhando, respeito sempre as decisões do professor. Estou muito feliz, e nas oportunidades que ele me dá tento aproveitar. Eu vivo de tentar e lutar. Infelizmente as duas primeiras não entraram, mas fui feliz no final e conseguir fazer o gol – disse o atacante, ainda no gramado do Moisés Lucarelli.
O golaço marcado nos minutos finais arrancou elogios do lateral-direito Alessandro e de outros companheiros. Ao ser informado dos comentários, Pato agradeceu e enalteceu a união do grupo comandado pelo técnico Tite.
– É um craque, mostrou qualidade e frieza e soube fechar a vitoria – resumiu o lateral-direito.
– Fico feliz de receber elogios do capitão que levantou a taça de campeão mundial. Estou feliz com o carinho deles. Tento fazer o meu melhor, fazer para eles (defensores) o que eles fazem por nós lá atrás – completou Pato.
Alexandre Pato Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Alexandre Pato dribla Edson Bastos antes de fazer o quarto gol (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
28/04/2013 18h59 - Atualizado em 28/04/2013 18h59

Verdão faz treino no campo sintético antes de embarcar para o México

Delegação enfrentará longa viagem até a cidade de Tijuana, palco do duelo das oitavas de final da Libertadores, na terça-feira

Por Marcelo Prado São Paulo
36 comentários
Menos de 24 horas após ser eliminado do Campeonato Paulista pelo Santos, o Palmeiras já estava de volta a campo. Na noite deste domingo, horas antes do embarque para o México, onde o time enfrenta o Tijuana, terça-feira, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América, o técnico Gilson Kleina levou o elenco para um novo treino no campo de futebol soçaite do Nacional, que fica em frente à Academia de Futebol, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A ideia é acostumar os jogadores ao piso do estádio Caliente, em Tijuana.
O treino durou aproximadamente 50 minutos. Depois do aquecimento, o treinador conversou com os jogadores e depois promoveu um treino técnico. Os atletas simularam situações de jogo, treinaram muitos lances de bola aérea e depois finalizações. Os goleiros Bruno e Fábio mostraram bom aproveitamento nas defesas. A movimentação contou com as presenças do zagueiro André Luiz e do meia-atacante Serginho, que foram inscritos na segunda fase da competição sul-americana.
Palmeiras treina em campo de grama sintética no Nacional (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)Palmeiras treina em campo de grama sintética no Nacional (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)
Na sequência, os atletas tomaram banho e seguiram para uma churrascaria para jantar. O embarque para a Cidade do México, primeira etapa da viagem, está previsto para 22h55. Após a chegada na capital mexicana, o grupo fará uma nova viagem até Tijuana, palco da partida. Na noite de segunda-feira está previsto um treino de reconhecimento no gramado do estádio Caliente.
O jogo na terça-feira será às 22h30 (horário de Brasília). A delegação retornará para o Brasil na manhã de quinta-feira e depois terá 12 dias de treinos até o duelo de volta, marcado para 14 de maio, no estádio do Pacaembu
 
28/04/2013 14h22 - Atualizado em 28/04/2013 14h22

Riquelme é relacionado para pegar o Corinthians na Bombonera

Meia desfalcou o Boca Juniors no último sábado, na derrota por 1 a 0 para o Estudiantes, mas está recuperado de lesão e deve enfrentar o Timão

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
90 comentários
riquelme boca juniors (Foto: EFE)Riquelme deve reforçar o Boca nesta quarta-feira
diante do Corinthians (Foto: EFE)
Juan Roman Riquelme está relacionado para a partida diante do Corinthians, às 22h (de Brasília) desta quarta-feira, na Bombonera, em Buenos Aires. O camisa 10 do Boca Juniors foi incluído na lista de Carlos Bianchi para o duelo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores.
Riquelme estava fora da equipe por culpa de uma lesão muscular, mas se recuperou bem e não deve ser problema para quarta-feira. Outra novidade nos relacionados do Boca é o também armador Paredes, que pode fazer sua estreia na Libertadores deste ano.
Com isso, Bianchi conta com seus principais jogadores para iniciar o mata-mata do torneio continental. A equipe fez um treino leve neste domingo, um dia depois da derrota por 1 a 0 para o Estudiantes, em La Plata. O Boca não vence há dez partidas no Campeonato Argentino

Comentaristas elogiam trabalho de
Cuca e o comparam a Telê Santana

Raphael Rezende torce por títulos do treinador do Atlético-MG e elogia sua
mentalidade de trabalho, e Andre Loffredo diz que ele é um dos melhores

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ
114 comentários
O técnico Cuca chegou neste sábado à marca de 100 jogos no comando do Atlético-MG, e tem a classificação para a final do Campeonato Mineiro encaminhada, além de estar nas oitavas de final da Taça Libertadores. A campanha do Galo na temporada, além do futebol vistoso, chama a atenção. Os comentaristas do SporTV Andre Loffredo e Raphael Rezende enalteceram o trabalho de Cuca, comparado inclusive ao ex-técnico do São Paulo Telê Santana.
- Cuca tem o gosto do futebol bonito que tinha o Telê Santana. E assim como o Telê, o Cuca não está ultrapassado. Se a gente muitas vezes considera alguns técnicos ultrapassados por conta do jogo que apresentam aqui no Brasil em relação ao jogo que é apresentado na Europa, o Cuca não chega nem perto de entrar nessa lista. Pelo contrário, ele está entre os técnicos que mais têm acompanhado as novidades táticas - avalia Andre Loffredo.
Para alcançar um status maior entre os técnicos de ponta do futebol brasileiro, os comentaristas lembram que é preciso conquistar títulos nacionais e internacionais, coisa que Cuca ainda não conseguiu. No currículo do técnico de 49 anos tem um Campeonato Carioca, obtido com o Flamengo em 2009, e dois Mineiros, com o Cruzeiro (2011) e o Atlético-MG (2012), nas duas últimas edições.
Cuca treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Cuca chegou à marca de 100 partidas no Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
- Torço por conquistas do Cuca no futebol brasileiro o quanto antes, porque a mentalidade dele é a mentalidade que deveria estar prevalecendo hoje no país, de times vistosos, que jogam futebol ofensivo, que tem minimamente a vontade de apresentar um bom futebol. Em função da necessidade de resultado, muita gente abandonou isso nos últimos anos - afirma Raphael Rezende.
André Loffredo concordou com as palavras do companheiro do SporTV, e avalia o trabalho de Cuca como um dos melhores do país.
- Os jogadores se empenham por ele, gostam de jogar na maneira que ele apresenta. O Cuca precisa ter, e ele sabe disso, continuidade em títulos e vitórias. O trabalho que ele apresenta é dos melhores do Brasil.
Após a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo contra o Tombense pela semifinal do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG tem importante compromisso na Libertadores, e joga o primeiro duelo com o São Paulo pelas oitavas de final. Este jogo será na próxima quinta-feira, no Morumbi, em São Paulo, às 20h50 (de Brasília)
 
27/04/2013 18h44 - Atualizado em 27/04/2013 18h44

Boca perde para Estudiantes e iguala pior série antes de pegar Corinthians

Xeneizes não vencem um jogo sequer pelo Argentino há dez jogos. Time
está a dois pontos do lanterna do Torneio Final, justamente rival de sábado

Por GLOBOESPORTE.COM La Plata, Argentina
111 comentários
Para o Boca Juniors, não há nada que não possa piorar. No último jogo antes de receber o Corinthians pelas oitavas de final da Taça Libertadores, os xeneizes conheceram a sua quarta derrota no Torneio Final, neste sábado, pela 11ª rodada: 1 a 0 para o Estudiantes, em La Plata. O único gol da partida foi marcado por Maximiliano Núñez, aos 17 minutos do segundo tempo.
O resultado faz o Boca igualar sua pior série na história dentro do Campeonato Argentino. São dez confrontos sem uma vitória, algo que não acontecia desde 1957. Por outro lado, o Pincha, ainda lanterna da competição, com sete pontos, conseguiu seu primeiro triunfo após 11 jogos. Os xeneizes estão em 17º, com nove pontos.
A boa notícia para o técnico Carlos Bianchi é que ele pôde contar com os retornos dos meio-campistas Pablo Ledesma e Cristian Erbes. Já Juan Roman Riquelme, que se lesionou recentemente, não ficou sequer no banco de reservas e é dúvida para encarar o Timão, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em La Bombonera, na reedição da final da última Libertadores.
  •  
Boca Juniors Estudiantes (Foto: Reprodução / Site Oficial do Boca)Boca Juniors caiu para o Estudiantes em La Plata (Foto: Reprodução / Site Oficial do Boca)
 
27/04/2013 15h15 - Atualizado em 27/04/2013 15h15

Jornalista argentino vê treino do Timão e aposta: 'Boca eliminado'

Martín Macchiavello aponta pior momento do time argentino em 10 anos e acredita em vitórias corintianas dentro e fora de casa

Por Rodrigo Faber São Paulo
179 comentários
Jornalista argentino Martín Macchiavello Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Jornalista argentino Martín Macchiavello destaca
má fase do Boca Juniors (Foto: Rodrigo Faber)
A quatro dias do primeiro confronto entre Corinthians e Boca Juniors, pelas oitavas de final da Taça Libertadores, um jornalista argentino visitou o CT Joaquim Grava para buscar todos os detalhes do Timão. Martín Macchiavello, do Diário Olé, observou atentamente o trabalho alvinegro neste sábado e deu seu palpite: na opinião dele, o time argentino será superado mais uma vez, perdendo tanto na Bombonera quanto no Pacaembu.
O jornalista destacou a má fase atravessada pelo Boca Juniors – que não vence há quatro partidas e chegou às oitavas de final da competição continental acumulando três vitórias e três derrotas – e citou os reforços que chegaram ao Corinthians desde a decisão de 2012, na qual venceu justamente o time argentino para chegar ao inédito título.
– O Boca vive, seguramente, seu pior momento em dez anos. O Corinthians já era bom na final do ano passado e agora está ainda melhor. Tem o Paolo (Guerrero), que é um jogador espetacular. Aposto em duas vitórias do Corinthians – afirmou.
Questionado sobre o experiente meia Juan Román Riquelme, ídolo e maior destaque do Boca Juniors, Macchiavello afirmou que os torcedores acreditam no histórico vencedor do clube na Libertadores e não no jogador de 34 anos como trunfo para avançar às quartas de final. O Boca tem seis títulos continentais – atrás apenas do compatriota Independiente, que tem sete.
No momento, o Boca Juniors ocupa a 17ª colocação do Campeonato Argentino. A equipe foi goleada recentemente por 6 a 1 pelo inexpressivo San Martín, pela competição nacional. A última vitória foi há quase um mês – 1 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, no dia 3 de abril – em partida marcada pela arbitragem polêmica, que não assinalou pênalti claro a favor do time equatoriano.
– Se ele jogar, será porque é cabeça dura. Na Argentina, a imprensa prefere confiar na mística da Bombonera. O Boca está apostando todas as suas fichas na Libertadores, já que no Campeonato Argentino não está fazendo nada. A torcida sabe que o time não é bom, mas prefere acreditar na tradição – explicou o jornalista.
Boca Juniors e Corinthians se reencontram na próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. A partida de volta está marcada para o dia 15, às 22h, no estádio do Pacaembu. Quem avançar, enfrentará o vencedor do duelo argentino entre Newell’s Old Boys e Vélez Sarsfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário