sexta-feira, 4 de abril de 2014


Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Apesar do Náutico ter uma semana livre para treinos, o técnico Lisca demonstra preocupação com a recuperação dos seus atletas. Cancelou o segundo treino do dia nessa quarta-feira e analisa bem a sequência de partidas que o Timbu terá pela frente. O motivo é mais do que justo: o treinador quer evitar perder mais algum atleta por lesão. Para o jogo contra o Salgueiro não poderá contar com cinco atletas lesionados (Luiz Alberto, Pedro Carmona, Marinho, Raí e Elicarlo) além do meia Marcos Vinícius, suspenso devido ao terceiro amarelo. É mais de meio time de desfalques.
“Vamos valorizar a recuperação. Já perdemos o Luiz e o Pedro por conta do joelho. Agora perdemos o Raí, o Marinho e dificilmente vamos utilizar o Elicarlos. Temos que valorizar a recuperação”, disse Lisca nesta quinta-feira.
Mesmo admitindo tal preocupação, o comandante alvirrubro não lamenta em excesso as ausências e valoriza o grupo de atletas que tem à disposição. “Trabalhamos para contratar jogadores que possam atuar”.
Enquanto quebra a cabeça para armar o time ideal que enfrentará o Salgueiro, neste domingo, no Cornélio de Barros, pela primeira semifinal do Pernambucano, Lisca também analisa o regulamento desta fase. Não quer saber de perder para o Carcará para poder se classificar na Arena Pernambuco sem depender dos pênaltis. “Esse regulamento é diferente. Se perder lá complica aqui na arena”.
Técnico Eduardo Baptista vai escalar um 'mistão' contra o Santa Cruz? Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Técnico Eduardo Baptista vai escalar um ‘mistão’ contra o Santa Cruz? Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Por conta da carga de jogos que o Sport tem pela frente (com finais da Copa do Nordeste e semifinais do Pernambucano), cogita-se que o técnico Eduardo Baptista possa poupar alguns jogadores diante do Santa Cruz, neste domingo, no Arruda, pelo primeiro jogo da semifinal do Estadual. Baptista, porém, já afirmou que não deve adotar essa atitude. Além disso, os jogadores também não querem ser poupados. Um deles é o lateral-direito Patric, que quer jogar.
“Prefiro atuar, sem dúvidas. Enquanto não tiver nenhuma dor que possa me limitar, estou à disposição de Eduardo Baptista”, disse o jogador nesta quinta-feira.
A grande preocupação da comissão técnico leonina nem parece ser o desgaste físico que os jogadores possam passar, mas sim o desgaste mental de enfrentar várias decisões em sequência. O perigo é o atletas chegarem estafados nos jogos de volta e não conseguirem os objetivos.
Por outro lado, há um argumento para colocar os jogadores em campo. A sequência de partidas importantes pode deixar os rubro-negros ainda mais concentrados. Poupar neste domingo pode quebrar esse ritmo.
Pelas declarações de técnico e jogadores, o Sport dificilmente poupará o time diante dos corais. No entanto, esse pensamento não é similar ao do presidente do conselho deliberativo do Leão, Gustavo Dubeux. Por meio da conta oficial no Twitter, Dubeux criticou a escolha do árbitro Gilberto Castro Júnior para apitar o clássico e deu a entender que o Rubro-negro irá poupar algumas peças.
dubeux-sport

Memo pode ser a novidade de Vica no meio de campo do Santa Cruz contra o Sport

O volante Memo deve ser uma das novidades do técnico Vica na equipe do Santa Cruz para o clássico contra o Sport no próximo domingo no Arruda pela primeira partida das semifinais do Campeonato Pernambucano.
Desde que retornou ao clube no início do ano, esta será uma ótima oportunidade para o jogador. E caso seja mesmo a opção do treinador no meio de campo, ele garantiu estar pronto para ajudar o Santa.
“Eu me sinto preparado. A gente trabalha muito sempre para poder jogar e caso ele me escolha espero ajudar o Santa a sair com a vitória”, afirmou. “Venho trabalhando muito durante a semana e estou pronto para começar jogando”, comentou.
A ideia de Vica é enfrentar o Sport com três volantes, sacando um meia, provavelmente Jefferson Maranhão, e assim deixar Luciano Sorriso mais livre para criar as jogadas ao lado de Raul.
“Ele vem utilizando os três volantes em todos os lados do meio de campo. Dependendo das circunstâncias do jogo qualquer um dos três terá liberdade para atuar mais na frente”, garantiu.
Se esse ano Memo ainda não disputou clássicos, isso não significa que ele é inexperiente no assunto. Em 2011 e 2012 o volante sagrou-se bicampeão Estadual pelo tricolor diante o Sport. Com isso, ele se baseia no passado para superar mais uma vez o rival rubro negro.
“Tenho boas lembranças aqui contra o Sport. Fui bicampeão Estadual em 2011 e no ano seguinte”, contou. “O torcedor nos ajudou muito e tenho certeza que vai nos apoiar nesse momento”, falou.

Pode chegar! Zé Teodoro leva Dênis Marques para o ABC-RN

O atacante Dênis Marques foi anunciado pelo ABC-RN como mais novo reforço do Alvinegro Potiguar para a temporada. O principal mentor da ida dele  foi o técnico Zé Teodoro, com quem trabalhou no Santa Cruz e foi Campeão Pernambucano em 2012 e tem um bom relacionamento. Ele deve ser apresentado nesta sexta-feira.
Há cerca de três semanas atrás a volta de Dênis Marques ao Santa Cruz era dada como certa, principalmente pelas recaídas que o técnico Vica, pivô da saída do predador da equipe no final da temporada, começou a dar nas entrevistas coletivas quando era perguntado sobre o atacante.
Por conta dos maus resultados, principalmente as derrotas para o Sport, a diretoria começou a estudar mais seriamente a volta de DM9 ao Arruda.
Mas, as duas partes não chegaram a um acordo, o prazo de inscrição para o Campeonato Pernambucano encerrou e Dênis não acertou com o clube coral.
A expectativa passou a ser na Série B, mas, as esperanças da torcida do Santa Cruz acabaram nesta última quarta-feira com o acerto do predador com o time Potiguar.

Programa Replay no Blog do Torcedor





Vice-jurídico do Sport critica escolha de Gilberto Castro Junior no clássico e punição de Léo Gamalho

Foto: Alexandre Gondim
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O Vice-presidente jurídico do Sport, Arnaldo Barros, falou com a equipe do Blog do Torcedor sobre dois fatos importantes envolvendo diretamente o clube rubro negro que aconteceram nesta quinta-feira. Difícil foi saber qual das duas notícias desagradou mais Arnaldo. A primeira foi a escolha do árbitro para apitar o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Pernambucano entre Santa Cruz x Sport no Arruda.
Gilberto Castro Junior será o homem do apito no jogo, o mesmo que comandou o duelo entre os dois rivais pela Copa do Nordeste, onde em uma disputa pelo alto o atacante Léo Gamalho deu uma cotovelada no zagueiro rubro negro Ferron.
LEIA MAIS:
> Gilberto Castro Júnior apita primeiro Clássico das Multidões das semifinais do Pernambucano
No lance, o defensor saiu de campo sangrando. O Sport reclamou bastante de Gilberto porque queria a expulsão do atleta na jogada, mas ele não atendeu o pedido e Gamalho continuou na partida.
Então, o clube denunciou o árbitro junto ao STJD, que acatou o pedido entendendo que Gilberto interpretou o lance como sendo uma jogada casual, e não violenta.
Sobre a denúncia não atendida pelo STJD Arnaldo disse o seguinte: “Fizemos a denúncia ao STJD mas o pedido foi acatado. Achei que o árbitro deveria ser punido e que o tribunal se equivocou”.
Zagueiro Ferron ficou sangrando após disputa com Léo Gamalho. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Zagueiro Ferron ficou sangrando após disputa com Léo Gamalho. Foto: Guga Matos/JC Imagem
“Temos fotos e vídeos que mostram que ele estava a menos de quatro metros do lance”, comentou. “Ele não é um árbitro qualquer, é um juiz credenciado e de nível para apitar competições importantes como a Copa do Nordeste e deveria estar preparado para exercer o seu papel. Ele foi omisso no lance”, disparou Arnaldo.
E a respeito da escolha de Gilberto para o quinto Sport x Santa do ano o mandatário disse ter sido uma escolha temerária. “Um árbitro que no jogo contra o mesmo Santa Cruz deixou de expulsar um jogador que o próprio STJD reconheceu a agressão e ainda assim é escolhido para apitar novamente.
Eu acho uma escolha temerária da federação, um absurdo”, comentou. E mais uma vez ele aproveitou para falar qual era o desejo do clube a respeito da arbitragem de domingo.
“O Sport entende desde o início que árbitros de fora deveriam ser escolhidos para apitar os clássicos. Defendemos nossa posição mostrando os equívocos cometidos pelos árbitros contra o Sport. Não queremos ser beneficiados, mas também não podemos ser prejudicados pela arbitragem”, contou.
Léo Gamalho é punido e pega dois jogos de gancho
O STJD julgou o atacante Léo Gamalho do Santa Cruz pela cotovelada no zagueiro do Sport, Ferron, no jogo válido pelas semifinais da Copa do Nordeste.
Ao contrário do que pediu o Sport, que Gamalho fosse enquadrado no artigo artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) (Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente), que pode gerar uma pena de quatro a 14 partidas de suspensão; o STJD inseriu o atacante no artigo 254 do CBJD, onde o atleta é acusado de “praticar jogada violenta” e com isso, pegou dois jogos de punição que serão cumpridos na Série B e na Copa do Brasil.
“Foi um ato de violência por parte do atacante do Santa Cruz. Pedimos que ele fosse enquadrado no artigo 254-A mas o STJD entendeu que ele deveria ser incluso no 254 e pegou dois jogos de punição. Não concordei, achei injusto”, ressaltou Arnaldo Barros.

Replay: a recuperação de Tiago Costa no Santa Cruz


Fisiologista afirma que desgaste físico não será problema para o Sport nos jogos decisivos

Não vale apenas conhecer o jeito de cada jogador dentro de campo.Tem que saber também a condição física de cada um, e ter a certeza na hora de poupar alguém de alguma partida. O Sport é um privilegiado por ter como técnico o também preparador físico Eduardo Baptista. Foi por causa dele e de toda a comissão técnica do Leão que o time chega bem preparado e com todos os jogadores à disposição para a maratona de jogos decisivos que terá pela frente.
Neste mês de abril poderão ser até nove jogos a serem disputados. Entre eles, uma semifinal (Santa Cruz pelo Pernambucano) e uma final (Ceará, Copa do Nordeste) já estão garantidas, e caso o time passe pelo Santa Cruz  terá mais uma decisão para jogar.
Acrescente também na conta rubro negra as estreias na Copa do Brasil e Série A do Brasileirão. Na competição que reúne times de todas as divisões o Sport encara o Brasília no dia 30; e pela Série A o jogo será contra o Santos na Vila Belmiro no dia 20.
Sem esquecer que a segunda rodada também será neste mês, no dia 26 contra a chapecoense na Ilha do Retiro. Pelo menos para a final da Copa do Nordeste e os jogos decisivos do Estadual o time terá força máxima em campo, caso nenhum jogador sofra algum tipo de lesão até lá.
Quem explica essa boa fase do time é o fisiologista do clube, Inaldo Freire. “Conversamos com o Eduardo Baptista sobre o condicionamento físico dos jogadores. Ele disse que não iria poupar ninguém porque agora é a hora do tudo ou nada. Temos um departamento médico vazio e isso é motivo de comemoração”, comentou Inaldo.
Mas, se o Sport não vai poupar ninguém nestes jogos significa que alguém vai sentir o desgaste e poderá ter uma lesão, certo? errado. Essa história de poupar jogadores foi contada no clube há alguns meses atrás, no início da temporada.
E foi exatamente por isso que todos chegam 100 por cento para as decisões. “Tomamos todos os cuidados anteriormente, a hora de poupar foi na sequência de jogos com intervalos de apenas 48 horas”, disse.
O fisiologista também lembrou que com essa decisão tomada, Eduardo foi bastante criticado porque todos achavam que naquele momento ninguém deveria ficar de fora do time.
“O que estamos comemorando também é que o Eduardo foi criticado quando poupou jogadores e todos diziam que era a hora errada. Agora temos um departamento médico vazio, coisa que não acontece nos outros clubes”, contou.
Quatro pontos importantes para prevenir o desgaste físico
O fisiologista também explicou as medidas que toma para avaliar o cansaço de cada atleta e se ele tem condições de ir para o jogo. São quatro fases a serem avaliadas para saber as condições de cada um:
1 – Percepção de cansaço -”Avaliamos se o atleta está cansado ou não. Temos uma escala de 0 a 10 e cada jogador vai pontuando para saber o nível de desgaste”, explicou Inaldo.
2 – Dados do GPS – “Todos os jogadores usam um gps que me diz quanto ele correu em campo e quantos sprints de alta velocidade ele fez”.
3 – Tempo em campo e sequência de jogos: Esse terceiro item avalia o tempo que cada jogador ficou em campo e a sequência de jogos que ele fez. Uma sequência de jogos em intervalos curtos de tempo.
4 – Análise bioquímica: É a análise do enzima CK (Creatinoquinase) através de exame de sangue. Se ele estiver alto significa que ele está com desgaste físico e precisa ser poupado.
Pré-temporada
Essa foi a principal fonte de reclamação dos três grandes clubes da capital. No caso rubro negro, os jogadores se reapresentaram e deram início a preparação para a temporada no começo do mês de janeiro.
Apesar do tempo curto de férias, Inaldo garantiu que todos chegaram bem fisicamente. “Todos chegaram na mesma condição e estavam prontos para entrar em campo”, comentou.
Menos Neto Baiano, que por conta do imbróglio na renovação de seu contrato com o clube, demorou a se apresentar ao demitido técnico Geninho.
“Quem demorou mais  foi o Neto, ele chegou 12 dias depois e começou jogando sem ritmo de jogo. Aos poucos foi adquirindo a melhor forma e pegando uma sequência de jogos”, ressaltou.
Uma curiosidade dita pelo fisiologista foi o critério que o clube utiliza para contratar jogadores. Desta vez a diretoria não avaliou apenas os jogadores dentro de campo, mas também como se cuidavam fora das quatro linhas, O resultado disso foi que nenhum reforço precisou de mais de duas semanas para entrar em campo por questões físicas.
Exceto o zagueiro paraguaio Meza, que chegou acima do peso, mas com a demora da sua regularização aproveitou para adquirir a forma física ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário