sexta-feira, 7 de março de 2014

CORINTHIANS

Novato Luciano encara o experiente Luis Fabiano no Majestoso

Garoto do Corinthians faz primeiro clássico no clube, enquanto Fabuloso tenta retomar histórico positivo após ano de seca em duelos contra o principal rival.


O clássico entre Corinthians e São Paulo, domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, colocará frente a frente dois atacantes que vivem momentos semelhantes, mas cujas trajetórias são completamente diferentes. De um lado, o alvinegro Luciano, de apenas 20 anos, disputará o primeiro clássico pelo Timão. Do outro, Luis Fabiano, de 33, tentará restabelecer um histórico positivo contra o rival. Em comum, a boa fase vivida neste início de temporada, com muitos gols e apoio das respectivas torcidas. 


Recém-contratado pelo Corinthians, Luciano superou todas as expectativas no Parque São Jorge. Contratado do Avaí após boas atuações na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, ele chegou como incógnita ao elenco comandado pelo técnico Mano Menezes. Jogou apenas um minuto na estreia, já nos acréscimos da vitória por 3 a 2 sobre o Rio Claro, mas mostrou a que veio nas duas partidas seguintes – uma saindo do banco de reservas, outra como titular. 
Contra o Comercial, pela 11ª rodada, Luciano substituiu o lesionado Guerrero aos 40 do primeiro tempo e precisou de apenas dois minutos para marcar o primeiro gol pelo Corinthians. Na comemoração, levou as mãos ao rosto, chorou e caiu nas graças da Fiel. Já no final, fez o segundo. E no jogo seguinte, mais dois - na goleada por 4 a 0 sobre o Linense. Rendimento suficiente para gerar apelidos como “Lucianel Messi” e “Luciano Ronaldo”, em alusão aos craques de Barcelona e Real Madrid, respectivamente. 
O discurso de Luciano é humilde, mas esperançoso. Diante da cautela de Mano Menezes, que não quer saber de “oba-oba” em torno do jovem atleta corintiano, ele assegura que ainda não mostrou tudo que pode aos torcedores. Nesse contexto, o Majestoso se encaixa como a chance perfeita para provar que as boas atuações e os quatro gols em dois jogos não foram mera sorte de principiante. 
No Tricolor, a maior referência no ataque é sinônimo de experiência. Treze anos mais velho do que Luciano, Luis Fabiano é o quarto maior artilheiro da história do São Paulo e tem uma história de idolatria no Morumbi. Constantemente reverenciado pela torcida, ele tenta retomar o bom retrospecto diante do Corinthians: em quatro Majestosos no ano passado, o Fabuloso não marcou nenhuma vez, e ainda desperdiçou cobrança de pênalti na semifinal do Paulistão, vencida pelo Alvinegro. 
Em 10 jogos contra o Corinthians, Luis Fabiano marcou seis vezes. Foram quatro gols na primeira passagem pelo São Paulo, entre 2001 e 2004, e mais dois na atual – ambos na vitória do Tricolor por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro de 2012. Na oportunidade, o Fabuloso foi protagonista da quebra de um tabu de sete anos do clube do Morumbi sem vencer o rival no estádio do Pacaembu, palco do confronto deste domingo. 
Até aqui, Luis Fabiano tem o dobro de gols em relação a Luciano. Com oito, três deles nas duas últimas partidas, o atacante são-paulino divide a artilharia do Campeonato Paulista com o meia Léo Costa, do Rio Claro. Neste domingo, experiência e juventude se enfrentam por um só objetivo: o posto de herói do clássico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário