segunda-feira, 4 de março de 2013

segunda-feira, 4 de março de 2013


A história dos games de futebol em três décadas de evolução tecnológica


Jogos de futebol de 1978 a 2013. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press
Quantos games de futebol você já jogou na vida? Quantos jogos deste esporte já foram lançados no mercado, independentemente do videogame?
Não é incomum a resposta passar de uma dezena, nas duas questões.
Os jogos de futebol nos videogames completaram 35 anos de história. Vivemos neste ano a iminência de uma nova geração de plataformas, com a evolução do Playstation da Sony, do Xbox da Microsoft e do Wii da Nintendo.
Antes das futuras versões Fifa Football 2014 e Pro Evolution Soccer 2014, vale voltar ao passado e conferir o passo a passo dos gráficos, da jogabilidade.
Quem tem mais de vinte anos deve conhecer “Allejo”, tido como o “melhor” jogador de futebol da história dos videogames. É um brasileiro que nunca existiu.
E o que dizer das versões anteriores ao Master System? Do Atari…
Bem antes do 3D, da inteligência artificial. A uma época na qual os times sequer contavam com onze jogadores. Em alguns casos, apenas três bonecos quadriculados, com pixels gigantecos.
Abaixo, um vídeo de 34 minutos com essa história, numa compilação pra lá de saudosista para os gamemaníacos. Como o blogueiro aqui, diga-se de passagem.

Alagoas e Paraíba em busca de seu maior troféu, com o domínio regional


Final da Copa do Nordete 2013: ASA x Campinense. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Os clubes pernambucanos e baianos saíram há tempos desta edição da Copa do Nordeste, mas a emoção não acabou. Agora foi a vez dos cearenses deixarem a competição, concluindo a maior zebra da história do regional.
Pela primeira vez na final, ASA e Campinense terão a chance de levar os respectivos estados ao ainda inédito título nordestino. Na verdade, o futebol paraibano nunca havia chegado tão longe. O alagoano havia tido o gostinho de uma decisão há quase duas décadas, em 1994, com o CRB.
Para isso, ambos impuseram um dia negro aos alencarinos neste 3 de março de 2013. À tarde, o Campinense acabou com o sonho de um Clássico-Rei na finalíssima ao vencer o Fortaleza por 1 x 0, num pênalti cobrado por Zé Paulo no primeiro minuto do jogo. Era o placar necessário.
À noite, em um Castelão repleto, Ceará e ASA disputaram um jogo agônico, com gols anulados por milímetros. No finzinho, aos 39 minutos do segundo tempo, Leó Gamalho escorou de cabeça uma cobrança de escanteio e deu a vitória histórica ao povo de Arapiraca, repetindo o placar da tarde.
Portanto, nos dois próximos domingos teremos duelos nos estádios Coaracy da Mata e Amigão, respectivamente. Interior em festa.
À Raposa de Campina Grande, a regularidade na primeira fase e a aura copeira no mata-mata, eliminando Sport e Fortaleza no detalhe. Ao Alvinegro alagoano, um gigante fora de casa, uma chance daquelas de elevar o clube sobre os rivais da capital, além de consolidar a sua preparação para a Série B.
Ao torcedor pernambucano, alguma torcida em especial?
O campeão nordestino de 2013 está a caminho…

IFFHS: Timão ultrapassa Barcelona e é o quarto melhor time do mundo


Corinthians recebe a taça do título Mundial (Foto: Getty Images)
O título mundial conquistado em dezembro, no Japão, continua rendendo bons frutos ao Corinthians. O Timão subiu duas posições no ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) e ultrapassou o Barcelona, que liderou a relação por 22 semanas. A equipe do Parque São Jorge agora está em quarto lugar, com 287 pontos acumulados entre 1º de março de 2012 a 28 de fevereiro de 2013. O Barça está em quinto, com 283. O Chelsea, que perdeu a final do Mundial para o Corinthians, lidera, com 307 pontos.

Entre os dez primeiros, outro brasileiro. O São Paulo, atual campeão da Copa Sul-Americana, fecha o top 10, com 230 pontos. Na penúltima atualização da lista, o Tricolor aparecia em 13º.

O ranking leva em conta os resultados das equipes desde 2001 e é atualizado anualmente.

O Brasil ainda conta com outro time entre os 20 melhores do mundo, segundo a IFFHS. O Fluminense passou da 17ª posição para a 12ª.
Confira os 10 melhores e a classificação dos brasileiros que estão entre os 100:
1. Chelsea - 307 pontos
2. Atlético de Madri - 304
3. Bayern de Munique - 292
4. Corinthians - 287
5. Barcelona - 283
6. Boca Juniors - 281
7. Real Madrid - 277
8. Juventus - 241
9. Internazionale de Milão - 234
10. São Paulo - 230
12. Fluminense - 222
23. Grêmio - 202
24. Santos - 201
51. Vasco da Gama -168
80. Palmeiras -136
84. Atlético Mineiro - 134

A violência chegou ao interior




O vandalismo das facções organizadas migrou da capital para o interior. Ontem, Caruaru virou praça de guerra em mais uma tarde de “futebol”. O desfecho poderia ter sido trágico. Confronto entre vândalos trajados com a camisa da Torcida Jovem e outros, possivelmente, da organizada Comando Alvinegro apavorou quem estava na rua Campos Sales, a via de acesso da torcida do Central no Luiz Lacerda.

A vendedora Maria Gorete, de 45 anos, foi atingida por uma pedra na frente da filha. A marca da violência estava lá para quem quisesse ver, exposta em forma de hematoma no braço. Lucro, diante da selvageria dos agressores. Um dos três carros apedrejados serviu de escudo para Maria e sua filha Geysiane Maria, de apenas 14 anos, que visitava um estádio pela primeira vez na vida.

Outra vítima foi o comerciante Cícero Emanuel, 30, dono de um dos carros atingidos, e morador da rua Campos Sales. Ele estava dentro de casa quando tudo começou. “Ouvi os sinais da confusão e corri para perto da janela. Quando escutei o barulho, da pedrada no carro, fui abrir a porta de casa. Aí, minha mulher gritou para que voltasse. Os meninos (seus dois filhos) ficaram muito assustados”, relatou.















Os dois únicos policiais que estavam no local se desdobraram para conter o tumulto. Pedras voavam de todos os lados.

Um entulho de construção repleto de pedras e pedaços de tijolos exposto a céu aberto, na calçada, serviu de munição aos vândalos. Um dos envolvidos na briga foi encaminhado ao hospital com ferimentos no nariz. O incidente deu-se apenas duas semanas depois de Lucas Lyra ser baleado na avenida Rosa e Silva, em frente à sede do Náutico, minutos antes do início de Náutico x Central.

Judicialmente, as três maiores organizadas do estado - Jovem, Fanáutico e Inferno Coral - estão proibidas de frequentar até mesmo o entorno dos estádios em dia de jogo. A medida, posta em vigor dias após o caso de Lucas Lyra, tem se mostrado eficiente na capital. Ontem, mostrou-se meramente figurativa.

Lampions League, a versão nordestina da Champions


Lampions League. Crédito: Esporte Interativo/Facebook
Liga dos Campeões da Uefa é o torneio de clubes mais rico do mundo. As suas marcas têm forte apelo na mídia, como o logotipo oficial, a música-tema, a taça etc. Naturalmente, acabou inspirando outros torneios. Inclusive continentais, repetindo o nome. Mas também há espaço para as paródias…
Na Copa do Nordeste surgiu a “Lampions League”, incorporando a denominação do campeonato europeu em inglês, Uefa Champions League. Já tem até camisa circulando na web. E o mais importante: caiu no gosto da galera.
Brincadeira à parte, que o Nordestão realmente se inspire na principal copa do velho mundo, com organização, receita, infraestrutura e bons jogos.

domingo, 3 de março de 2013

Ypiranga vence de virada, no Paulo Coelho

Paulo Krauss marcou três gols e já é vice artilheiro do estadual


No Paulo Coelho,em Petrolina foi o time da casa que começou pressionando. Mas o Ypiranga pareceu acordar bem rápido e logo aos seis minutos chegou com perigo ao gol da Fera Sertaneja e quase abriu o placar. Depois disso o que se viu foi um jogo mediano e de muitas chances de gol desperdiçadas entre as duas equipes.

No segundo tempo o Petrolina começou muito bem. Aos dois minutos Kleitinho subiu de cabeça para marcar. A Fera Sertaneja veio preparada para tentar melhorar no Campeonato. Em seguida, o time do sertão sofreu um pênalti, aos dezesseis minutos. Rogério Rios foi cobrar e ampliou o placar para a Fera Sertaneja.

No meio do segundo tempo o Ypiranga começou a esboçar uma reação e Paulo Krauss chegou de surpresa e diminuiu para a Máquina de Costura. Minutos depois Paulo Krauss voltou a marcar para o Ypiranga e deixou tudo igual em Petrolina. Não demorou muito e o jogador Paulo Krauss em tarde muito inspirada marcou o seu terceiro gol na partida e virou para o Ypiranga. Final de jogo: Ypiranga 3, Petrolina 2.


O Petrolina enfrenta quarta-feira o Porto. Já o Ypiranga joga contra o Santa Cruz.

Serra Talhada leva a melhor, em Garanhuns


Pesqueira e Serra Talhada fizeram um jogo equilibrado, no Gigante do Agreste, em Garanhuns.No começo do primeiro tempo o que se viu foi um Serra Talhada tentando ganhar espaço e se impor no jogo, mas o Pesqueira não abriu espaço e passou o jogo todo marcando muito bem.

Já no finalzinho do primeiro tempo, aos quarenta e cinco minutos Júnio Ferrim faz o gol para o Cangaceiro e abre o placar no Gigante do Agreste.

No segundo tempo o Pesqueira começou indo para cima e tentando a todo custo chegar ao empate, mas acabou esbarrando sempre no Serra que fez um bom jogo. Mas o Pesqueira não desistiu e Jonathan empatou o jogo aos trinta e seis minutos. Mas não deu tempo para o Pesqueira comemorar, logo em seguida Negretti marcou para o Cangaceiro e garantiu a vitória.Final de jogo: Serra Talhada 2, Pesqueira 1.

Na próxima quarta-feira o Pesqueira enfrenta Sport e o Serra Talhada joga contra o Belo Jardim.

Belo Jardim e Porto empatam

















O Belo Jardim foi a campo para tentar melhorar sua situação no Campeonato Pernambucano Coca-Cola. O Calango que veio de duas derrotas seguidas neste segundo turno do Pernambucano precisava da vitória para voltar forte a competição. Mas o Porto que veio embalado da última vitória guardou o empate para final do jogo . Deixando tudo igual no Sesc Mendonção, Belo Jardim 1 , Porto também 1 .

Durante o primeiro tempo, o jogo foi razoável em Belo Jardim. Os dois times começaram o jogo buscando o ataque, mas ainda sem uma objetividade muito clara. Chances de abrir o placar foram despediçadas. Mas Douglas do Belo Jardim aproveitou uma boa oportunidade, em um ótimo lance e marcou o gol para o Calango. Depois de abrir o placar, o Calango passou a pressionar bem mais. O Porto sentiu o gol sofrido e perdeu o foco no jogo.

No segundo tempo, o Porto começou tentando esborçar uma reação, mas em todas as jogadas o Belo Jardim se defendeu muito bem. Mas só aos quarenta e seis minutos Joelson marcou para o Porto e deixou tudo igual.

Na próxima quarta-feira já pela quarta roda rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola o Belo Jardim enfrenta o Serra Talhada. O Porto joga contra o Petrolina


Nenhum comentário:

Postar um comentário